Casa da Cidadania

MENSAGEM DO PRESIDENTE

A 16 de janeiro de 2023, o Município de Lagoa cumpre 250 anos. 250 anos que criaram uma Identidade, na qual os Lagoenses souberam em diferentes áreas construir um território de bem viver o Presente e projetar o Futuro, alicerçados na sua história comum.

No espírito de Liberdade, do Servir o Interesse Comum e de procura do Bem Público, a Câmara assume a construção da Casa da Cidadania, a instalar naquele que foi o primeiro edifício da Câmara, como um pilar no desenho da Democracia que quer cada vez mais forte em Lagoa.

Crentes de que a Liberdade, a Democracia, a Igualdade e a Participação Cívica são suporte do Bem que deve reger a Política, a plataforma digital da Casa da Cidadania, que agora se partilha, pretende ir ao encontro destes ideais, disseminando a História e os Valores que, ao longo de dois séculos e meio, se têm constituído como esteios da nossa construção municipal.

Esta plataforma será não somente o olhar sobre a História do nosso Município e dos seus órgãos políticos, mas também do Povo de Lagoa, inscrevendo as suas aspirações de Dignidade numa história mais vasta, a do Algarve e de Portugal.

Só desta forma, os Ideais que regeram desde sempre a História do Município, feito pelo encontro dos Povos de Carvoeiro, Estômbar, Ferragudo, Lagoa, Parchal e Porches, e os Ideais de Abril de 1974, que também comemoramos, serão consolidados e se transmitirão às gerações futuras.

E, num momento em que a nossa Humanidade é colocada à prova, o exemplo das e dos que nunca desistiram nunca foi tão necessário como nestes complexos tempos em que vivemos.

Porque há sempre um Futuro.

Luís Encarnação

Presidente da Câmara Municipal de Lagoa